Educação de Cuitegi Inicia Informatização de Notas e Frequência Escolar

O município de Cuitegi se prepara para a volta às aulas presenciais ainda no primeiro trimestre de 2021. As matriculas já foram anunciadas para o dia 11 deste mês.  Com a volta, uma novidade poderá entrar em vigor para Professores e alunos. Trata-se do diário digital ou diário eletrônico. Esse tipo de diário dispensa a antiga caderneta de papel. Ela é substituída pelo smartphone, tablet ou computador. Esse sistema de cadernetas on-line já é utilizado em cidades vizinhas à nossa como: Alagoinha, Pilões, Mulungu, Guarabira e Piloezinhos há mais de cinco de anos e chegará a Cuitegi ainda esse ano, a depender da Secretária de Educação Simone Freire. 
O sistema aumenta o controle de frequência dos alunos e dá mais rapidez para o professor processar suas notas, tendo em vista que o próprio sistema calcula automaticamente a média bimestral do aluno, o número de faltas no ano letivo entre outras facilidades como registro de aulas e observações sobre alunos. 
Para a utilização do sistema pelos profissionais serão necessárias a criação de login e senha. Perguntada sobre as dificuldades de operacionalização do sistema de cadernetas digitais, a Secretária disse que será tão fácil como navegar pelas redes sociais e acrescentou que sua equipe técnica está preparada para treinar os professores para o uso da inovação.
Já o Prefeito Geraldo Serafim disse que aos poucos vai informatizando os serviços e tirando o papel de circulação, já que há uma tendência mundial para a digitalização das coisas. Afirmou ainda que deseja fazer o mesmo com os prontuários médicos das UBS’s municipais entre outros serviços oferecidos aos irmãos cuitegienese.

Da Redação Manoel Neto